Vereadores usam da palavra para apresentar sugestões e analisar os trabalhos do executivo

todos

O vereador Gerson Peixer (PSDB) durante seu pronunciamento na câmara apoiou o pedido de pavimentação comunitária dos moradores da Rua Vicente Bernardes. Ele novamente lembrou que tramita nas comissões o projeto de sua autoria para fins postais, disse que a intenção é que todos consigam ter um endereço para receber suas correspondências. O vereador falou também da pavimentação da Estrada Bananal do Sul. Parabenizou a administração pela conquista da maior operação de crédito que o município já fez, para a maior extensão de asfalto já feito. Agradeceu os deputados pelo apoio e espera que a licitação seja feita em breve para iniciar as obras. O parlamentar falou também do ofício que recebeu da Secretária da Saúde com uma explanação sobre os procedimentos nos atendimentos dos postos de saúde. O documento explica a necessidade da triagem antes do atendimento médico, por determinação do Ministério da Saúde.
O vereador Dr. Hélio Heineck (MDB) parabenizou e orientou os moradores da Rua Vicente Bernardes que reivindicam a pavimentação comunitária. Para ele é preciso que todos fiquem atentos, quando da retirada das pedras da Rua Athanásio Rosa, já separem 400 metros para serem usadas nesta via. O vereador comentou também sobre o projeto para fins postais, disse como está sua redação é contra. Para ele o projeto não pode ser somente para as pessoas receberem correspondências, mas que proponha a regularização das vias e residências. O parlamentar alertou também os moradores para que fiquem atentos a tubulação usada nas vias que estão sendo pavimentadas.
O vereador Osni Bylaardt (MDB) está encaminhando ofício para o Diretor do Deinfra Ademir Machado solicitando sua presença numa sessão na câmara para explanar sobre a possibilidade de melhorias nas SCs da região. Pediu do gestor do órgão um compromisso mais verdadeiro com o município. Ele concordou com o colega vereador Adilso Comim (PSD) que o trevo de acesso ao município de Massaranduba precisa de uma revitalização. O vereador colocou-se a favor da pavimentação comunitária da Rua Vicente Bernardes, e orientou os moradores para acompanhar a colocação dos tubos, para que sejam de no mínimo 60 cm. Lembrou que na legislatura que foi vereador junto com o atual prefeito foi aprovada uma lei que não poderia mais ser colocado tubos com menos de 60 cm, e não está sendo cumprida. O vereador destacou que estão chegando recursos de emendas parlamentares. Do deputado federal Mauro Mariani (MDB), são R$ 400 mil, para pavimentações, e o MDB estará decidindo qual rua será contemplada. Do deputado estadual Carlos Chiodini (MDB) estõ sendo liberados R$ 650 mil para revitalização da Avenida Izídio Carlos Peixer, e parte deste recurso o vereador está solicitando a construção de um parquinho na escola da Localidade de Jacu Açu. Ao falar sobre a liberação dos R$ 10 milhões do Badesc para o município, o vereador agradeceu o presidente da casa que ao se manifestar na imprensa lembrou do apoio do deputado Carlos Chiodini (MDB). Bylaardt também cobrou do prefeito o compromisso que havia assumido com ele de fazer a tubulação nas proximidades do Supermercado Tres.
O vereador Ramon Castro (PSD) parabenizou os moradores da Rua Vicente Bernardes por participar da sessão e reivindicar de forma organizada a pavimentação. Disse que os vereadores são os representantes do povo, mas precisam contar com o apoio de todos para que as obras aconteçam. O vereador fez um relado do encontro que teve com o prefeito municipal Luiz Antônio Chiodini, para tratar sobre o projeto que está elaborando das hortas comunitárias. Está buscando sugestões para que os terrenos baldios possam ser melhor utilizados. O vereador falou também do possível fechamento da agencia dos correios do município por falta de habite-se no prédio. Ele solicitou o empenho de todos os vereadores e do executivo para ver esta situação e não deixar que a agência seja fechada.
O presidente da Câmara de Guaramirim, vereador Ernesto Friedemann (PP), comentou durante sessão alguns trabalhos feitos por governos anteriores. Citou da gestão passada os projetos de pavimentações que foram deixados para serem executados, mas, segundo ele, todos estes projetos tiveram que ser revistos. De outro governo citou o asfaltamento das ruas centrais, disse que foi uma obra importante, mas, foi colocado o asfalto em cima do calçamento que poderia ter beneficiado moradores de outros bairros. O vereador fez elogios ao atual secretário de planejamento que tem prezado pelo correto e com eficiência. Pediu também que quando for dado nome de rua, que a mesma seja também regularizada. “O que os outros fizeram, ou deixaram de fazer, não importa. O que vai importar é o que nós vamos fazer”.