Vereadores se pronunciam sobre o setor de saúde, aquisição de pedreira e pedem melhorias para os bairros

todos

O vereador Gerson Peixer (PSDB) fez nesta terça-feira (27) mais um pronunciamento sobre os trabalhos que estão sendo prestados pelo setor de saúde do município. Sobre o posto de saúde do Bairro Bananal do Sul disse que acompanha a construção da obra desde o início e que agora que está pronto é natural que se contrate a equipe. Disse que dificilmente o município terá condições de colocar em funcionamento neste ano, mas, assim que tiver recursos o posto vai começar atender. Sobre o atendimento odontológico no posto do Bairro da Corticeira, disse que muitas vezes o atendimento é contínuo e necessita de mais dias para ser feito todo o tratamento, por isso a demora. Informou que o centro cirúrgico do hospital está funcionando muito bem realizando até 40 cirurgias semanais, ele parabenizou a equipe. Quanto ao serviço de ultrassom e Raio X, disse que ainda está deficitário, mas que vai ser resolvido.
O vereador Osni Bylaardt (MDB) fez um comentário durante seu pronunciamento na câmara sobre os recursos que deverão entrar na conta da prefeitura vindos do governo federal e da venda das contas dos servidores. Disse que o município receberá em torno de R$ 2,4 milhões que poderia ser investido em equipamentos para o hospital, um novo ultrassom e um Raio X. Pediu para que seja bem aproveitado este recurso. O vereador está preocupado também com a infestação do mosquito maruim no município. Pediu para que o presidente da câmara receba o vereador de Jaraguá do Sul Eugênio Juraszek que está trabalhando juntamente com técnicos da Amvali o combate deste inseto.
O vereador Charles Longhi (MDB) está fazendo um apelo ao setor de saúde para que realize uma campanha orientando as pessoas de como proceder quando se deparam com o caramujo africano. Novamente moradores estão reclamando que não estão sendo atendidos quando informam o setor que avistaram este bicho próximo de suas residências. O vereador colocou sua preocupação porque este caramujo transmite doença e as pessoas precisam saber como lidar com ele.
O vereador acompanhou nesta semana uma comitiva de moradores do Bairro Imigrantes numa audiência com o Prefeito Municipal Luiz Antônio Chiodini. Foram informar o executivo sobre algumas necessidades do bairro, que tem crescido muito, e se destaca pela grande quantidade de empresas instaladas. O parlamentar agradeceu a acolhida que a comitiva teve de parte do prefeito.
O presidente e vereador Ernesto Friedemann (PP) da Câmara de Guaramirim fez um pronunciamento para comemorar a conquista da pedreira pelo município possibilitando a colocação de mais material nas estradas e mais economia para o setor de obras, porque, segundo ele, o município não terá custos com esta pedreira. Ele falou do seu empenho durante o período que está como vereador para que fosse concretizada esta aquisição, e parabenizou a administração, principalmente o vice-prefeito Osvaldo Devegili e o proprietário do imóvel. O parlamentar acompanha a retirada das primeiras cargas de macadame e fez algumas imagens do local. Só lamentou que este seu trabalho de fiscalizar as obras não estão sendo bem compreendidos pelos servidores. Disse que durante sua estada na pedreira foi ofendido por um servidor, mesmo assim, continuará fazendo o trabalho que compete ao vereador.
O vereador Adilso Comim (PSD) está solicitando para o Secretario de Esportes, Duno Butschardt, a continuidade dos trabalhos de construção de quadras de areia nos bairros do município. Esta ação estava sendo realizada, mas com a falta de recursos, que deveria vir do estado, não foi possível dar sequência. Disse que ouviu do prefeito que uma parte dos recursos com a venda das contas dos servidores para outro banco poderia ser aplicado neste trabalho. Quer também uma atenção do secretário para sejam feitas melhorias no terreno que estava sendo preparado para a construção da quadra na Vila Carolina.
O vereador Ramon Castro (PSD) está cobrando do setor de obras o patrolamento das vias laterais da Rua Guilherme Tomelin no Bairro Caixa D’água. Entende que foram muitos dias de chuva, que a secretaria está se empenhando, mas os moradores estão reclamando. O parlamentar comentou sobre a reunião realizada com os moradores da Rua Santa Paulina no ultimo final de semana com a presença de secretários municipais para discutir o projeto de pavimentação da via. Pediu ao setor de planejamento celeridade neste projeto para atender aqueles moradores que querem contribuir para a realização da obra.