Vereadores se pronunciam sobre eleições, cobram projetos, elogiam secretário e falam de orçamento

todos1

O vereador Dr. Hélio (MDB) foi pra tribuna na sessão desta terça-feira (11) para apoiar as candidaturas regionais nas eleições deste ano. Para o parlamentar o importante é não se abster do voto e elegermos candidatos da região que facilitaria no momento da busca por recursos. Pediu para que os eleitores do município divulguem esta mensagem.
O vereador Ramon Castro (PSD) está cobrando da Secretaria de Planejamento o atendimento de suas indicações que solicitam melhorias em uma via lateral da Rua Emilio Pretti. O vereador disse que precisa dos projetos para apresentar para os moradores que estão cobrando diariamente e precisam de mais informações sobre os custos da obra. Para as Ruas Santa Paulina e Maria Zastrow quer os projetos de pavimentação comunitária. Ele lembrou que o secretário participou de reuniões com moradores que agora aguardam com expectativa as obras. O parlamentar pediu apoio também para o líder do governo nestas reivindicações.
O vereador Gerson Peixer (PSDB) elogiou na sessão desta terça-feira (11) o bom trabalho do Secretário da Saúde Marcelo Deretti. Disse que tem acompanhado e priorizado o setor saúde no seu mandato. Conversou com o secretário sobre a vinda de um segundo médico cardiologista para o município acabando com as filas. Na próxima sessão estará divulgando a campanha de entrega de remédios da secretaria. O parlamentar falou também do hospital, disse que as reclamações da população continuam e precisa de solução. Ele também pediu melhorias para a Rua Valdir Prusse, fez contato com o secretário de obras. Sobre elevar a gerencia de projetos pra secretaria, disse que é contrario, em sua opinião tem algumas secretarias que deveriam ser transformadas em diretorias.
O vereador Adilso Comim (PSD) comemorou a aprovação do projeto Refis 2018, solicitado por ele através de indicação. E neste ano com uma mudança, as pessoas que tem dívidas menores com o município também poderão parcelar os pagamentos em até 12 vezes. O parlamentar está elogiando o bom trabalho do Secretário de Saúde Marcelo Deretti. Disse que sua dedicação para com o setor é diferenciada e tem se destacado nesta gestão.
O vereador Osni Bylaardt (MDB) está analisando o orçamento de 2019 do município. Para ele é preciso verificar que os valores para a câmara são menores que no ano passado. Disse que se continuarem diminuindo o orçamento do legislativo os trabalhos poderão ser comprometidos. Lembrou que a câmara, por lei tem direito a 7% do orçamento, no ano passado recebeu apenas 2.1%, e agora estão propondo menos de2%. Chamou atenção também sobre a queda no orçamento do município em cerca de R$ 10 milhões. Foi a primeira vez que viu uma queda de orçamento nos cinco mandatos que tem como vereador.

Reunião com Empresa Rumo, Deinfra e ADR Jaraguá do Sul
O vereador Charles Longhi (MDB) durante seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (11) destacou a reunião que promoveu com a Empresa Rumo, Deinfra e ADR Jaraguá do Sul para resolver os problemas, principalmente com sinalização, na passagem de nível na Rodovia do Arroz, próximo ao acesso do bairro Caixa D’água. Ficou resolvido que em 30 dias será definido de quem é a responsabilidade para realizar estas melhorias e iniciar os trabalhos. O parlamentar falou novamente dos prejuízos causados com o acidente que envolveu uma carreta e a composição de vagões, e cobrou alguns reparos que precisam ser feitos na SC 108. Outro assunto destacado pelo vereador foi o encontro que está sendo promovido pela Avevi em parceria com a Amvali com os candidatos nas eleições deste ano na região para entrega da pauta de reivindicações com as prioridades regionais. O evento será realizado no dia 17, próxima segunda-feira, às 15 horas, na Amvali.
O vereador Charles Longhi (MDB) esteve nesta quarta-feira (13) no Loteamento Malibu e constatou que a pavimentação que foi recém-concluída, deixou a desejar na sua qualidade. Ele fez algumas imagens e postou nas redes sociais. O parlamentar disse que por várias vezes alertou, mesmo assim nem tudo foi resolvido. Fará nova cobrança para o prefeito pedindo que notifique a empreiteira e façam os reparos necessários na obra antes de ser entregue a comunidade. “Precisamos de obras de qualidade, não existe mais espaço para o mal feito”.

60 dias de vereador
O líder do governo, vereador Admar Paludo (PP) comentando os seus 60 dias de legislativo agradeceu o companheirismo dos colegas vereadores, e a parceria do legislativo com o executivo. O parlamentar comentou também sobre questionamentos dos cidadãos sobre a área industrial. Em conversa com secretário responsável disse que está buscando mais informações sobre a situação daquele local, e vai convidar o gestor para vir até a câmara explicar melhor para a população.