Vereadores realizam nova visita técnica ao Primeiro Gaseificador de Resíduos Sólidos do Brasil em Mafra

WhatsApp Image 2018-11-29 at 07.50.05

Os vereadores de Guaramirim foram convidados pela Empresa Serrana Engenharia para participar, na semana passada, de mais uma visita técnica ao Primeiro Gaseificador de Resíduos Sólidos do Brasil em Mafra. O vereador Charles Longhi (MDB) que esteve pela segunda vez no local verificando o funcionamento desta usina, mostrou algumas fotos, e disse que não viu avanços no projeto. Continua instalada ao lado do aterro sanitário, com nenhuma residência nas proximidades. Ele sugeriu que a empresa avalie a possibilidade de apoiar um consórcio intermunicipal, e encontre um novo local no município se quiser se instalar. O parlamentar novamente colocou-se contrário a instalação da usina na área industrial por estar muito próximo a residências.
O presidente da câmara, vereador Ernesto Friedemann (PP), também acompanhou a comitiva em Mafra, e novamente defendeu a proposta de instalar esta usina no município. Disse que no momento a discussão não é o espaço onde será instalada. É preciso primeiro aprovar um projeto para que esta empresa possa investir no município, depois ouvir as cooperativas de reciclagem e realizar audiência pública para definir um local. Para o presidente é preciso lutar o máximo para que o município conquiste este empreendimento, “é preciso pensar no futuro, pensar para daqui um ano não adianta” disse o presidente.

Pó das estradas
O vereador Lizeu Wisotscki (MDB), durante pronunciamento na câmara, colocou sua preocupação com o sofrimento dos moradores do interior do município com a poeira das estradas. Falando da Localidade de Poço Grande disse que estão acontecendo algumas obras nas proximidades e vários caminhões passam na estrada principal levantando muito pó causando danos a saúde daqueles moradores. O vereador citou até algumas doenças que são causadas pelo pó como: asma, bronquite, renite alérgica… Disse que é preciso molhar estas vias quando não chove na região.

Prédio histórico interditado
O vereador Osni Bylaardt (MDB) fez um pronunciamento na câmara lamentando que o prédio da Rodoferroviária seja interditado. Segundo o parlamentar esta estrutura, de mais de 100 anos, deveria merecer uma atenção especial. Sugeriu que o município defina uma equipe para verificar a estrutura do prédio e fazer os reparos. Não vê dificuldades na realização destas melhorias. Para ele não dá para esperar pelo governo federal. “É preciso agir rápido, como aconteceu com a possibilidade de fechamento da agência do correio, encontrar a solução para continuar a disposição da população”.