Vereadores Mirins de Guaramirim vão a Brasília participar do Câmara Mirim da Câmara dos Deputados

Mirins de Guaramirim discutem projetos que estão sendo apresentados em Brasília

Nesta quarta-feira (24/10), cinco integrantes do Programa Vereador Mirim de Guaramirim vão viajar a Brasília para participar do evento Câmara Mirim 2018, uma iniciativa do Plenarinho, portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados. Esse programa simula todos os passos para aprovação de um projeto de lei.
O Câmara Mirim será realizado em dois dias, 25 e 26 de outubro. No primeiro dia, acontecerá a Reunião Mirim de Comissão; no segundo dia, a Sessão Mirim.
A Reunião Mirim de Comissão discutirá três projetos de lei, que foram escolhidos dentre os enviados por Vereadores Mirins de todo o Brasil. São eles: Visão Waze, um aplicativo de celular para ajudar no deslocamento de pessoas com deficiência visual pelas ruas; proibição do uso de canudos plásticos; e substituição dos orelhões por pontos de wi-fi gratuitos. Os Vereadores Mirins de Guaramirim já discutiram previamente esses projetos e elaboraram parecer para os três, também sugerindo emendas em alguns deles (foto).
No dia 26 de outubro, finalizando o processo, haverá a Sessão Mirim, uma simulação de sessão ordinária no Plenário da Câmara dos Deputados. Os estudantes terão a oportunidade de discutir os três projetos vencedores do Câmara Mirim e dar o seu voto em cada um deles.
Serão cinco Vereadores Mirins que representarão Guaramirim no evento. A Presidente da Câmara Mirim, Eduarda Campestrini, o Vice-Presidente, Jean Daniel Szepanski, a Vereadora Mirim Naiara Alves Girardi, o Vereador Mirim Thiago Pinheiro e a Suplente Mirim Lauana Tais Wilot, os últimos três escolhidos através de sorteio. Eles serão acompanhados por dois servidores da Câmara: o Presidente da Comissão Permanente do Programa Vereador Mirim, Arthur Delmonego, e a diretora Cristiane da Rocha.