Vereadores de Guaramirim pedem solução para problemas que afetam munícipes e analisam conquistas

todos

O vereador Charles Longhi (PMDB) está reivindicando para o prefeito municipal, Luiz Antônio Chiodini, que determine as secretarias competentes buscar uma solução para o grave problema que ocorre na Rua José Dalmolin, Loteamento São Luis no Bairro Amizade, sempre que acontecem chuvas mais intensas. O vereador juntamente com moradores que participaram da sessão desta terça-feira (24) mostraram imagens dos alagamentos provocados pelas últimas chuvas. Uma comissão de vereadores com representantes do executivo e moradores deverão se reunir nos próximos dias para encaminhar as obras que são necessárias para o escoamento das águas neste local. Charles Longhi aproveitou para solicitar ao prefeito que também preside a Amvali que reabra a discussão visando a construir a nova Ponte do Zanotti ligando o Bairro Imigrantes com o Bairro Centenário de Jaraguá do Sul. E por meio de pedido de informação quer esclarecimentos da administração municipal sobre o porquê ainda não foi feita a mudança do Posto de Saúde do Bairro Guamiranga, para novo prédio próximo da Praça da Figueira.
O vereador Lizeu Wisotscki (PMDB) disse que alagamentos estão acontecendo na Rua Ermínio Stringari, no trecho entre o Bairro Corticeira e o Bairro Guaramiranga. Neste local, é necessário o desentupimento da tubulação defronte ao loteamento que está sendo feito. Outra solicitação do vereador é a macadamização e o patrolamento da Rua Afonso Ruon no Bairro Beira Rio.
O vereador Adilson Comim (PSD) esteve em Brasília e contatou com deputados e senadores. Disse que está bem encaminhado o projeto de Guaramirim no programa Avança Cidades que vai beneficiar o município com R$ 15 milhões. O vereador destacou o empenho do deputado Carlos Chiodini, prefeito e vereadores na conquista dos recursos para a revitalização da Av. Izidio Carlos Peixer. Comim informou também que manteve contato com o gestor das Águas de Guaramirim e ele garantiu que vai atender indicação do vereador e colocar água tratada na Vila Brumuller.
O vereador Dr. Hélio (PMDB) também comemorou o anuncio feito pela administração municipal que a Av. Izidio Carlos Peixer será revitalizada. Por ser esta uma das vias principais do município, que liga a Jaraguá do Sul, estava necessitando destas melhorias.
O vereador Gerson Peixer (PSDB) falou da contratação de novas enfermeiras que vão atuar na equipe que vai realizar as cirurgias no município, só lamentou os atrasos que estão ocorrendo e a burocracia que está sendo imposta pelo estado na liberação destas cirurgias eletivas. O vereador comentou também sobre os alagamentos que atingem moradores de alguns bairros do município. Para ele faltou fiscalização quando da liberação destes loteamentos. Pediu que as obras de pavimentação que estão sendo realizadas sejam mais bem acompanhadas pelo executivo. O vereador falou da aprovação do projeto que destina recursos para a compra do novo aparelho de Raio X, disse que a maior parte do dinheiro foi conquistada com apoio do Deputado Vicente Caropreso.
O vereador Ramon Castro (PSD) parabeniza a administração municipal por contratar mais enfermeiros para o setor de saúde que na sua avaliação necessita de mais atenção. Para ele o importante é que estes profissionais poderão ser contratados imediatamente porque já foi realizado o processo seletivo. O vereador está apoiando o projeto Escola sem Partido e convidou a todos para uma palestra com o autor da proposição no dia 28 de outubro, próximo sábado, na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.
O vereador Osni Bylaardt (PMDB), presidente da câmara, voltou a solicitar para a administração municipal que depois da compra do novo aparelho de Raio X seja viabilizada a contratação de profissionais e estenda o atendimento para a realização destes exames para o horário noturno e nos finais de semana.
Sobre as melhorias que serão feitas na Av. Izidio Carlos Peixer destacou o empenho do deputado estadual Carlos Chiodini e do seu partido o PMDB. Disse também que o deputado Mauro Mariani está viabilizando para o município os R$ 15 milhões dentro do programa Avança Cidades do Governo Federal.
O presidente está preocupado com a demora na realização das cirurgias eletivas no município, informou mais uma vez que os recursos da câmara estão disponíveis para auxiliar com os custos destes procedimentos. Outra preocupação do vereador é com as obras do elevado no trevo de acesso a Guaramirim. Segundo o parlamentar uma cratera está se abrindo enchendo de terra os tubos e a água fica represada. Ele quer uma fiscalização permanente da Secretaria de Planejamento nesta obra.

Projetos aprovados

Foram aprovados em regime de urgência na sessão desta terça-feira (24) projetos de abertura de crédito suplementar, para compra de Raio X, contratação de enfermeiros, pagamento de salários e da regularização de prestação de serviço voluntário para o município. O vereador Duno Butschardt (PP), líder do governo justificou os projetos relatando o que cada um contemplaria. O parlamentar aproveitou para falar da ida a Brasília para buscar de recursos e anunciar o projeto de revitalização da Av. Izidio Carlos Peixer.