Vereadores de Guaramirim já fizeram mais de 300 indicações neste ano para reforçar os pedidos da população

0

8

Os vereadores de Guaramirim estão reforçando os pedidos da população encaminhando indicações para o executivo. Já são mais de 300 indicações neste ano com o objetivo também de informar os setores da prefeitura onde estão os principais serviços a serem realizados. A contribuição que é dada pelos vereadores para os responsáveis pela execução dos serviços, pode facilitar o planejamento destas ações. Na sessão desta terça-feira (20) novas indicações foram encaminhadas.

O vereador Lizeu Wisotscki (MDB), está indicando para o setor de obras a construção de uma boca de lobo na Rua Luiz Alves, Bairro Corticeirinha. Indica também que seja realizada a limpeza dos barrancos e o ensaibramento da Estrada Poço Grande, iniciando na Rodovia BR-280 em direção a Igreja. O vereador colocou também a preocupação dos pais com o horário de plantão das creches para o final do ano. Disse que vai ficar difícil levar os filhos que residem nos bairros para as creches do centro, pediu que a secretaria de educação revisse esta forma de plantão. Também pediu para o setor de obras que refaça o concerto do asfalto na Rua Hermínio Stringari.

O vereador Gerson Peixer (PSDB) está indicando a construção de um abrigo no ponto de ônibus, localizado na Estrada Bananal do Sul, próximo à empresa Mauriglass. O vereador registrou também durante a sessão que recebeu uma correspondência da filha do ex-vereador Elmo Bublitz, falecido recentemente. Ela agradece a moção encaminhada pela câmara e sugere que seja dado nome de ruas do município para seu pai e para a avó. O parlamentar parabenizou a secretaria de saúde por encaminhar a realização de mais 63 cirurgias de cataratas, atendo na sua maioria pessoas idosas do município, melhorando a qualidade de vida destes cidadãos.

O vereador Charles Longhi (MDB) através de indicação está solicitando ao prefeito municipal, interferir junto à Empresa Viação Canarinho para que a mesma atenda os moradores do Bairro Bruderthal. Eles solicitam que a linha de ônibus que hoje faz o percurso até a entrada do município de Schroeder, seja estendida até a divisa com o município de Joinville.

O vereador Ramon Castro (PSD) apresentou indicação sugerindo que o executivo faça um contato com os proprietários de imóveis que não tenham calçadas, ou que tenham, mas que estão em mau estado de conservação, para que estes promovam a construção e façam os reparos necessários, nos termos do que determina o Código de Obras do Município. Na sua justificativa o vereador mostrou imagens, de diversos imóveis onde as calçadas estão intransitáveis. Fez a leitura de um artigo do código que diz que o proprietário ou possuidor de imóvel, a qualquer título, edificado ou não, deverá construir, após autorização municipal, obrigatoriamente, a respectiva calçada na extensão correspondente à sua testada e mantê-la em perfeito estado de conservação. Disse que é papel do vereador verificar o cumprimento das leis municipais, e se a lei não puder ser cumprida que sejam feitas mudanças para que as melhorias aconteçam.

O vereador Osni Bylaardt (MDB) indica ao prefeito municipal, determinar ao setor competente, que seja feito o novo mapa geográfico do município e disponibilize para a população. Ele lembrou que os vereadores aprovaram o projeto com as novas delimitações dos bairros, e agora é necessário que os moradores sejam bem informados. O vereador aproveitou para solicitar ao Demutran que seja identificada e oficializada a via que é conhecida como Ponta Comprida do Sul, que da acesso ao Recanto dos Lagos e a empresas na região. Disse que o pedido partiu do morador Ilton Wagner, que faleceu nesta terça-feira (20), o vereador lamentou o falecimento do amigo.

O líder do governo, vereador Ivo João Vieira (PP) também apresentou indicação sugerindo para a Secretaria Municipal de Esportes, que efetue a aquisição e doação dos Jogos de Bocha novos, para as canchas que participam do campeonato municipal, no inicio da competição. Disse que estes jogos às vezes são repassados no meio da competição e tem causado transtornos, porque tem equipes que preferem jogar com as bochas que estavam na cancha. O vereador aproveitou para responder a pedidos feitos pelos colegas sobre melhorias nas estradas, disse que esteve na secretaria de obras e foi informado que os trabalhos estão sendo realizados.

Pronunciamentos

O vereador Dr. Hélio Heineck (MDB) durante seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (20) fez um comentário sobre a instalação de um abatedouro no município que deverá prestar serviços para os agricultores e pessoas interessadas em abater animais em pequena quantidade para consumo próprio e até mesmo comercializar, com o aval do Serviço de Inspeção Alimentar – SIM municipal. Ele fez um agradecimento para todos os vereadores que aprovar a lei que possibilita a instalação deste modelo de abatedouro, o prefeito municipal e o servidor Rogério José dos Santos pelo empenho, e o proprietário pelo empreendimento.

O presidente da câmara, vereador Ernesto Friedemann (PP) está sugerindo para os colegas vereadores que parte das sobras do orçamento da câmara deste ano seja destinada para a construção de abrigos de passageiros em pontos de ônibus. Disse que todos estão indicando estas construções e o município informa que não tem recursos. Vai fazer o levantamento do custo de cada abrigo para ver a possibilidade de câmara auxiliar. O parlamentar está acompanhando as melhorias que estão sendo feitas nas estradas do interior, disse que o trabalho está sendo bem feito e parabenizou o setor de obras. Convidou os vereadores para acompanhar a pavimentação que está sendo feita na Estrada Bananal do Sul. Em sua opinião é preciso fiscalizar agora para que a obra seja feita com qualidade.
O presidente também colocou o sua consternação pelo falecimento de Ilton Wagner nesta terça-feira (20), disse que era seu amigo e o conhecia como Celinho. Falou das suas virtudes e deixou seus sentimentos para toda a família.

Compartilhar →

About Author

Deixar Resposta