Vereadores de Guaramirim aprovam projetos de incentivo ao CIGAMVALI e Organizações Sociais

Vereadores de Guaramirim

Os vereadores de Guaramirim aprovaram na sessão desta quinta-feira (02) o Projeto de Lei que ratifica as alterações realizadas no Protocolo de Intenções do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu- CIGAMVALI. As mudanças foram consentida também pelo conselho de prefeitos em assembleia geral ordinária. O consórcio contribuirá para a execução de atividades de suporte nas áreas da gestão dos resíduos sólidos urbanos, de proteção ao meio ambiente, entre outras ações já alinhavadas com os municípios consorciados e, inclusive, com representantes locais do Ministério Público Estadual.
No outro projeto discutido e aprovado, os vereadores são autores de proposição que altera a lei que institui o Programa Municipal de Incentivo á Organização Social cujas atividades sejam dirigidas a saúde pública no âmbito de Guaramirim. A modificação vai permitir que estas organizações participem de processo de seleção com a comprovação de experiência técnica de no mínimo dois anos para desempenho da atividade objeto de contrato de gestão, e não mais de cinco anos como era solicitado anteriormente.
O vereador Charles Longhi (MDB), que já havia proposto indicação para que o governo apresentasse um projeto semelhante, destacou a necessidade da contratação de uma OS para a gestão do hospital da cidade.
Ele entende que com essa possibilidade aberta pelos parlamentares, o hospital vai poder melhorar sua gestão e ampliar o atendimento à população, de acordo com a capacidade da estrutura.
INDICAÇÕES
O vereador Adilso Comim (PSD), atendendo a solicitação do suplente Juarez Lombardi (PPS), apresentou indicação para o Diretor das Águas de Guaramirim, Osni Denker, pedindo a restauração do concreto usinado na Rua São Bento. Segundo o vereador foi realizado um concerto na tubulação naquela rua e não foi concluído o trabalho.
O vereador Gerson Peixer (PSDB) está sugerindo para administração municipal a construção de uma Área de Lazer no terreno de propriedade do município na Vila Freitas, nas proximidades da Igreja. O vereador disse que recebeu mensagens dos moradores que solicitam melhorias nesta área e até mesmo a construção de uma quadra de esportes e a instalação de um parquinho para as crianças.
O vereador Charles Longhi (MDB) está sugerindo para administração municipal a elaboração de um folder contendo os dias e horários da Coleta Seletiva em Guaramirim, em parceria com a empresa responsável pela coleta. Este impresso iria auxiliar na orientação para a população e na conscientização de que é necessário reciclar o lixo. O vereador, durante seu pronunciamento, aproveitou para convidar a todos para participar de um ato em favor da vida, contra a legalização do aborto, promovido pela igreja católica neste sábado (04), em Jaraguá do Sul. Longhi convidou também a todos para participar do Encontro de Músicos que vai acontecer no domingo (05) na localidade do Brüderthal, evento que faz parte da programação oficial dos 69 anos do município.
O vereador Lizeu Wisotscki (MDB) está reivindicando a macadamização e o patrolamento na Rua Ermínio Stringari, no trecho onde foi revestido o leito da rua com pedras, nas proximidades do Sitio Asa Branca, Bairro Corticeira. Está agradecendo o vereador Dr. Hélio (MDB) por reforçar o pedido de limpeza e desassoreamento das valas no Bairro Corticeira e Corticeirinha. O vereador pediu também que os motoristas que passam pela BR 280 redobrem os cuidados nos locais onde estão realizando as obras de duplicação. Ele informou os moradores da localidade de Poço Grande que o prefeito confirmou, através de ofício, que vai reformar os abrigos de passageiros e construir um novo.
O vereador Dr. Hélio Heineck (MDB) reivindica ao setor de obras do município a limpeza e desassoreamento das valas nos Bairros Corticeira e Corticeirinha, numa extensão de aproximadamente 1.000 metros, mais especificamente na divisa das terras do senhor Irineu Kieckhoesel com terras da Dibrape, Petrobras e Posto Guaramirim.
REQUERIMENTO
O vereador Admar Paludo (PP) apresentou requerimento solicitando o envio de ofício ao Diretor da Defesa Civil, Ezequiel Ramalho Bezerra de Souza, com a finalidade de convidá-lo a participar da sessão da câmara no dia 09 de Agosto de 2018 (quinta-feira) visando dar explicações a respeito das ações que a Defesa Civil determinou em caso de enchentes ou calamidades públicas. Para o vereador é necessário que todos sejam bem informados para saber agir em caso de acontecer estas catástrofes.