Vereadores de Guaramirim apoiam o projeto Livro Livre

Representante do Instituto fala para os vereadores do projeto Livro Livre

Os vereadores de Guaramirim na sessão desta semana abriram espaço para a Secretaria de Educação e o Instituto Evoluir fazer uma explanação sobre projeto Livro Livre. No espaço para a tribuna livre os educadores falaram sobre este importante projeto que faz com que os alunos troquem material reciclado por livros infantis. A proposta da secretária Marja Prusse Rebelato de ampliar o programa recebeu o apoio dos vereadores. A presidente do instituto, Cristina Marques, destacou que em cinco anos o projeto recolheu mais de 70 toneladas de material reciclável trocado por livros.
Durante a sessão todos os vereadores se pronunciaram a favor do projeto e parabenizaram os educadores que estão empenhados no fortalecimento desta proposta. O vereador Dr. Hélio (PMDB) disse aos idealizadores do projeto Livro livre que estão de parabéns pela iniciativa de cuidar do meio ambiente e proporcionar educação de qualidade para as crianças. Para ele é preciso dialogar com as pessoas que não tem o hábito de reciclar, motivando-os para está prática importante. O vereador voltou a elogiar o trabalho exemplar que fazem os professores do município.

Pronunciamentos
O vereador Charles Longhi (PMDB) falou que esteve nesta semana participando de reunião na Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Jaraguá do Sul que tratou da reforma da quadra da Escola Alfredo Zimmermann. O vereador foi informado que já foram destinados R$ 400 mil para a obra que deverá iniciar em fevereiro do próximo ano. Nesta reunião o parlamentar aproveitou para solicitar novamente melhorias para a SC 108 que liga o município a Massaranduba. Ele quer uma revitalização do trecho e não somente a operação tapa buraco. As reivindicações foram entregues também para o Deputado Carlos Chiodini.
O vereador Gerson Peixer (PSDB) falou da sua felicidade em ver o hospital do município novamente realizando cirurgias. Destacou o empenho dos vereadores em auxiliar com recursos para que sejam realizados os procedimentos, não somente agora, mas de uma forma continuada. O parlamentar parabenizou o Deputado Estadual Neudi Sareta que apresentou um projeto na Assembleia Legislativa instituindo o dia 16 de novembro como dia estadual do Ostomizado. Pessoa que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Para ele estas pessoas precisam de cuidados especiais.
O vereador Lizeu Wisotscki (PMDB) agradeceu os trabalhos feitos pela secretaria de infraestrutura na Rua Ermínio Prets no Bairro Corticeira. Reforçou o pedido ao executivo para que o mesmo trabalho seja realizado nas demais ruas do bairro, principalmente aqueles que são atingidas por alagamentos quando das enxurradas.