Sessão dos vereadores de Guaramirim teve debate com a Defesa Civil e destacado os 12 anos da Lei Maria da Penha

defesa

12 anos da Lei Maria da Penha

O vereador Charles Longhi (MDB) fez um pronunciamento na tribuna da câmara durante a sessão desta quinta-feira (09) destacando os 12 anos da Lei Maria da Penha. Colocou alguns números alarmantes de casos de violência contra as mulheres. Disse que no país subiu de 75 mil em 2011 para 211 mil em 2017, segundo dados da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher. De 2011 a 2015 foram registrados 5733 óbitos de mulheres vítimas de violência. Deste total, 63% dos casos aconteceram dentro de casa, e 19% das vítimas tinham histórico de repetição da violência.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SC indicam que 35 mulheres são agredidas diariamente dentro de sua casa, isso representa 1050 por mês e 12600 por ano. No ano passado pelo menos uma mulher foi vítima de feminicídio por semana em SC, ou seja, 54 mulheres são mortas por ano em SC. Esse tipo de assassinato é praticado pelo companheiro com quem a vítima possuía laço afetivo.
Entre janeiro e maio deste ano em Jaraguá do Sul foram registrados 218 casos de estupro consumado e tentado. Outros 447 envolvem ameaças, danos e injúrias. Isso sem falar das mulheres que sofrem caladas porque não enxergam solução, ou tem medo de fazer a denúncia.
Citando alguns parlamentares que estão empenhados no combate a violência contra a mulher. O vereador entende que precisa de medidas com penas mais graves e uma mudança cultural.

Defesa Civil
O vereador Admar Paludo (PP) foi autor do requerimento que convocou o Diretor da Defesa Civil, Ezequiel de Souza para discutir junto com os vereadores sua preocupação com possíveis alagamentos ou enchentes que poderão atingir novamente o município. O parlamentar elogiou o trabalho que está sendo desenvolvido, mas entende que é preciso se preparar melhor para o enfrentamento dessas adversidades.
O diretor, por sua vez, falou de alguns trabalhos realizados pela defesa civil nesta administração. Disse que foram feitos sete kits de transposição, realizado o estudo das áreas de risco de Guaramirim, mantido o convênio com o bombeiro militar e foram respondidos 89 protocolos. Também destacou as reuniões do grupo de respostas coordenadas, e o simulado de evacuação.
O responsável por este setor do município entende que a estrutura da defesa civil é muito pequena, conta apenas, com uma sala , um veículo fiat uno e 11 coletes de identificação. Ele está encaminhando projetos para a compra de viatura adaptada, compra de uniformes apropriados e construção de uma sala de situação. Está empenhado na criação dos NUDECs, na busca de mais efetivo, e vai trabalhar com educação voltada a respostas coordenadas. Ele solicitou a atenção dos vereadores das leis que dispõe sobre a competência do município com a defesa civil e que dispõe sobre a criação da diretoria da defesa civil.

INDICAÇÕES:

O vereador Adilso Comim (PSD), está solicitando para o Prefeito Municipal Luiz Antônio Chiodini que encaminhe para a câmara, para apreciação e votação dos vereadores, o Projeto de Lei do REFIS – 2018. O vereador justificou dizendo que com a crise financeira que atinge muitas pessoas, muitos tiveram dificuldade de pagar os tributos municipais e precisam agora parcelar suas dividas.

O vereador Lizeu Wisotscki (MDB), está solicitando ao setor de obras a macadamização e o patrolamento na Rua Luzia Benta Schroeder, lateral da Rua Antônio Silveira, Bairro Corticeira. O parlamentar fez alguns agradecimentos, em especial ao Secretário de Infraestrutura Sandro Depin (PSDB) pelas melhorias feitas na rua próximo ao Sitio Asa Branca no Bairro Corticeira e para o vereador Admar Paludo (PP) que participou de reunião no bairro que tratou da implantação de quadras de areia. O vereador fez sua mensagem para o dia dos pais no domingo.

O vereador Charles Longhi (MDB), está reivindicando para a Administração Municipal a construção de uma Área de Lazer no Loteamento recentemente habitado no final do Bairro Avaí, as margens da Rua Olímpio José Borges.

O vereador Gerson Peixer (PSDB), solicita ao Prefeito Municipal, que determinar a empresa responsável, efetuar a coleta do lixo no Loteamento Bela Vista, também chamado de Loteamento Victor Kleine. O vereador fez elogios para a equipe da Secretaria de Infraestrutura pelo trabalho que estão realizando. Durante seu pronunciamento repudiou a atitude do INSS que está retirando de pessoas doentes os seus benefícios por invalidez. Solidarizou-se com estas pessoas, falou da grave situação que estão passando e disse que deverá procurar o superintendente do INSS da região para pedir explicações.