Mandato dos atuais vereadores mirins será prorrogado

A Câmara Municipal de Guaramirim decidiu, por meio de Decreto Legislativo aprovado por todos os vereadores, prorrogar a atual legislatura da Câmara Mirim por mais um ano, até o final de 2021.

A prorrogação se dá em virtude da pandemia Covid-19, que prejudicou as atividades presenciais do Programa Vereador Mirim que estavam previstas para 2020, como o Curso de Retórica e Oratória, os Encontros Regional e Estadual de Vereadores Mirins, as visitas à Prefeitura e Fórum, as sessões itinerantes nas escolas e o Câmara Mirim em Brasília/DF.

Com o decreto aprovado, fica a critério de cada escola participante do Programa Vereador Mirim decidir se mantém os atuais estudantes ou realiza novas eleições. Caso a escola decida pela permanência dos atuais, o principal critério que deve ser observado pelo estudante é continuar residindo em Guaramirim. Fazendo nova eleição, a escola deverá selecionar os candidatos de acordo com os critérios estabelecidos na eleição de 2019.

Essa é a primeira vez que uma legislatura da Câmara Mirim é prorrogada. Outros municípios da região, como Jaraguá do Sul, também tomaram essa providência, com o objetivo de garantir que os estudantes possam aproveitar plenamente a experiência proporcionada pelo Programa Vereador Mirim.

A prorrogação da legislatura não inviabiliza as sessões virtuais, que continuarão acontecendo enquanto as aulas presenciais não retornarem nas escolas.