Escola Almirante Tamandaré recebe sessão itinerante da câmara mirim

Vereadores Mirins Na Escola Almirante Tamandaré

Na tarde desta terça-feira (21/08), aconteceu a segunda Sessão Itinerante do Programa Vereador Mirim em 2018. A reunião da Câmara Mirim aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, no Centro.

Uma indicação e um requerimento foram apresentados, selecionados dentre as ideias apresentadas pelos alunos na urna de sugestões. Os Vereadores Mirins Eduarda Bolgenhagen de Campos e Thiago Pinheiro, representantes da escola, foram os autores das duas proposições.

A indicação foi direcionada à Secretaria de Estado da Educação, solicitando que sejam implantados ares-condicionados nas salas de aula da Escola Almirante Tamandaré. Já o requerimento pedia à Prefeitura Municipal que encaminhasse informações a respeito da programação de eventos do município, a exemplo do antigo Guarafest, visto que foi observada essa demanda por mais opções de lazer para todas as idades.

No uso da palavra, a Vereadora Mirim Eduarda Bolgenhagen de Campos falou sobre as diferenças entre a educação antiga e a educação atual, a primeira com ausência de liberdade e expontaneidade; a segunda, humanizada, que permite desenvolver o interesse e o conhecimento em maiores perspectivas. Segundo a Vereadora, nessa segunda abordagem é que está inserido o Programa Vereador Mirim, com a mobilização, o interesse pela política e a representatividade. Ela também convidou os alunos do 8º ano a se candidatarem nas eleições para escolha dos novos Vereadores Mirins, que deverão acontecer em novembro.

Em seguida, fez uso da palavra livre a Vereadora Mirim Jamile Luiza Aguiar, que usou a tribuna para homenagear o seu avô e ex-prefeito de Guaramirim, sr. José Prefeito de Aguiar, recentemente falecido. A Vereadora expressou o seu sentimento de tristeza pela perda do avô, para ela um grande exemplo de honestidade, e destacou que ele havia sido aluno da Escola Almirante Tamandaré e tinha muito orgulho de ter estudado ali.

Também discursaram, como convidados, o Vereador Lourival Charles Longhi e a diretora Cléia Rosane de Souza. Ambos destacaram a importância do Programa Vereador Mirim e parabenizaram os jovens que estão participando. A veterinária da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Marister Câmara Canto, participou da sessão representando a Prefeitura Municipal, e na sequência fez aos Vereadores e Suplentes Mirins uma apresentação sobre o Projeto Sala Verde.

A próxima sessão itinerante está marcada para o dia 05/09, na parte da manhã, na E.E.B. Alfredo Zimmermann.