CÂMARA MIRIM: VEREADORES MIRINS DE GUARAMIRIM SE DESTACAM NESTA EXPERIÊNCIA ÚNICA

mirins na reunião das comissões

A participação dos Vereadores Mirins no Câmara Mirim, evento da Câmara dos Deputados, foi considerada muito positiva pelos cinco integrantes do Programa que viajaram a Brasília, acompanhados do coordenador, Arthur Delmonego, e da diretora da Câmara, Cristiane da Rocha.

Na quinta-feira, dia 25/10, os Vereadores Mirins Eduarda Campestrini, Jean Daniel Szepanski, Naiara Alves Girardi, Thiago Pinheiro e a Suplente Mirim Lauana Tais Wilot participaram da primeira etapa do evento: a reunião de comissão (foto), onde discutiram o projeto para substituição dos orelhões por pontos de wi-fi gratuitos. A Vereadora Mirim Eduarda Campestrini foi escolhida por sorteio para ser a Presidente da Comissão, sendo responsável por conduzir os trabalhos, incluindo administrar as falas de cada participante. Os representantes de Guaramirim também sugeriram a inclusão de ideias que pudessem aprimorar o projeto.

No dia seguinte aconteceu o ponto alto do evento: a sessão no Plenário da Câmara dos Deputados, cenário de grandes discussões nacionais. Mais uma vez, a Vereadora Mirim Eduarda Campestrini participou da Mesa Diretora, desta vez como secretária. O Vereador Mirim Jean Daniel Szepanski foi convidado a usar a palavra para encaminhar o voto favorável a um dos projetos, discursando na tribuna da Câmara dos Deputados.

Após os encaminhamentos, os Vereadores Mirins e alunos de todo Brasil que participaram da sessão, ali chamados de Deputados Mirins, puderam dar seu voto aos três projetos selecionados. Dois projetos foram rejeitados por dúvidas em relação à viabilidade de implantação: Terceira Visão, um aplicativo de celular para ajudar no deslocamento de pessoas com deficiência visual pelas ruas; e substituição dos orelhões por pontos de wi-fi gratuitos. O projeto que trata da proibição do uso de canudos plásticos foi aprovado. Esta norma visa reduzir a produção de plástico para evitar danos causados ao meio ambiente e à vida marinha pelo descarte inapropriado do lixo, e propõe a substituição dos canudos plásticos por canudos de outros materiais que provoquem menos danos ao meio ambiente.

Além de participarem do Câmara Mirim, os Vereadores Mirins também puderam conhecer os principais pontos turísticos de Brasília, como a Praça dos Três Poderes, a Catedral Metropolitana e a Ponte Juscelino Kubitschek.

A Comissão Permanente do Programa Vereador Mirim agradece à Câmara dos Deputados por proporcionar aos Vereadores Mirins a oportunidade de vivenciar essa experiência única na principal casa do Legislativo brasileiro, e também agradece, de forma especial, à Câmara de Vereadores por viabilizar a participação nesse evento. Parabéns a todos!