Vereadores votam projeto que controla a fauna nas imediações de aeródromos municipais e proíbe a instalação da central de resíduos

Os vereadores de Guaramirim votaram na sessão desta terça-feira (09) o projeto de lei que dispõe sobre o controle da fauna nas imediações de aeródromosSessão 09-05-2017 municipais, definida a partir do centro geométrico da maior pista do aeródromo ou do aeródromo militar, com 20 km de raio. A lei faz restrição especial e proíbe a implantação de atividades atrativas de espécimes da fauna em Áreas de Segurança Aeroportuárias – ASA, especialmente, aterros sanitários, centro de tratamentos de resíduos sólidos, depósitos de lixo a céu aberto ou vazadouros de resíduos sólidos e/ou transbordos.

Com a aprovação desta lei que reforça o decreto do prefeito Luiz Antônio Chiodini, os vereadores e moradores das localidades de Bruderthal e Serenata acreditam que estão livres da possível instalação de uma Central de Tratamento de Resíduos em Guaramirim. Ontem novamente a comunidade contrária compareceu na sessão e aplaudiram muito a votação unanime do projeto.

O vereador Charles Longhi (PMDB) que vinha acompanhando a mais tempo a preocupação dos moradores e a possibilidade de implantação deste empreendimento fez a leitura do projeto na íntegra e disse que com a proximidade do aeródromo que está instalado no município a aproximadamente 09 km, fica impedida a instalação desta central.

O Líder do Governo, vereador Romeu “Duno” Butschardt Junior (PP) destacou a participação dos moradores que realizaram manifestações contrárias a central, disse que os méritos são todos da população.

Para o presidente da câmara, vereador Osni Bylaardt (PMDB) os vereadores estiveram sempre ao lado da população que não quer este empreendimento, acompanharam todos as discussões e na última semana junto as comissões analisaram o projeto e em regime de urgência realizaram a votação. Depois da votação unanime dos vereadores, o presidente declarou aprovado o projeto e as pessoas que lotaram o plenário da câmara agradeceram o comprometimento dos vereadores com um tema que preocupava a todos.