Vereadores se pronunciam sobre o relacionamento com os secretários municipais e cobram novas ações do executivo

cinco

Os vereadores de Guaramirim estão empenhados em buscar um melhor relacionamento com os secretários municipais com o objetivo de prestar um serviço de qualidade para a população. Nos pronunciamentos pediram compreensão a seus pedidos, mais dialogo e cumprimento de horário de expediente.
O vereador Osni Bylaardt (MDB) está solicitando informações do Secretário Municipal de Saúde, sobre o cronograma de atividades e horário de funcionamento dos Postos de Saúde do Município para este ano. Na sua justificativa disse que foi acompanhar os trabalhos do posto de saúde do Bairro Caixa D’água nesta segunda-feira (05) e encontrou o posto fechado e foi informado que os servidores estavam em reunião. O parlamentar colocou que não pode concordar com isso, entende que as reuniões são necessárias, mas, em outro horário, não durante o expediente.

O vereador Gerson Peixer (PSDB) está magoado com o tratamento de um secretário do município para com o vereador. Preferindo não citar o nome, disse que os secretários estão ocupando os cargos porque foram beneficiados com os votos dos vereadores também. Colocou a situação para o prefeito Luiz Antônio Chiodini que ainda não retornou ao parlamentar. Por outro lado, elogiou o secretário da saúde Marcelo Deretti e o novo gestor do hospital Jackson Testoni que atenderam o vereador em uma reunião que tratou da contratação de médicos e da realização de cirurgias. Peixer disse que os médicos estão atendendo os seus pedidos e voltando para Guaramirim e realizando alguns atendimentos.

O vereador Ramon Castro (PSD) cobrou da bancada governista que vejam com os responsáveis pelo setor de obras a elaboração de uma planilha sobre o cronograma de trabalho e informe os vereadores. Ele lamentou que esteve no setor na sexta-feira a tarde por volta das três horas e muitos dos funcionários não realizavam mais nenhuma atividade. O vereador cobrou também destes responsáveis pelos setores da administração uma maior fiscalização nas construções em terrenos irregulares. Para ele é preciso que fiscais atuem também nos finais de semana, porque são nestes dias que são feitas estas obras.

O presidente da câmara, vereador Ernesto Friedemann (PP), colocou sua sugestão sobre as fiscalizações de construções em terrenos irregulares. Para ele fica difícil fiscalizar todo o município, mas, um projeto que tramita na casa deverá propor que se estas construções não forem regularizadas, não terão os benefícios como por exemplo a instalação de água e luz. O presidente comentou também o relacionamento de vereador com secretários, para ele é sempre complicado. Atualmente está com uma desavença com um secretário que poderá levar a uma conversa com o prefeito e sugerir que ele escolha entre seu apoio ou a manutenção do secretário, sem citar o nome. Pediu também que estes servidores cumpram o horário de serviço.

O líder do governo, vereador Duno Butschardt (PP) respondeu os reclames dos vereadores descontentes com o trabalho de secretários e o não cumprimento de horário de alguns servidores municipais. Disse que também vai tomar as devidas providências e que a administração está empenhada na moralidade dentro do serviço público. Citou como exemplo a lei aprovada na última semana que está cortando dos servidores, que não justificarem suas faltas, benefícios do vale alimentação.