Vereadores relatam situações que merecem atenção do executivo

todos

Na sessão desta semana os vereadores de Guaramirim fizeram alguns relatos de situações que afetam os moradores e precisam da atenção da Prefeitura Municipal. O vereador Lizeu Wisotscki (PMDB) apresentou indicação a pedido dos moradores Loteamento Flor de Maracujá solicitando ao executivo a construção de uma lombo faixa em uma rua sem saída, mas que, segundo o vereador, os motoristas não estão respeitando o limite de velocidade. Outro pedido do parlamentar é para que a ponte localizada na Rua Hilário Hauck no Bairro Figueirinha receba um reforço de 30 a 40 centímetros de concreto na sustentação. A capacidade da ponte é para cinco toneladas mas é muito pouco para o transporte pesado que passa na estrada.

O vereador Dr. Hélio Heineck (PMDB) sugere ao executivo a construção de um abrigo no ponto de ônibus localizado na Av. Izidio Carlos Peixer, defronte a Metalurgia MJ Mohr Ltda. E bem próximo a esta empresa seja efetuada a construção de uma lombo faixa. O parlamentar recebeu um abaixo assinado dos moradores solicitando à proposição que foi encaminhada para a prefeitura municipal.

O vereador Charles Longhi (PMDB) está encaminhando uma proposição para a Defesa Civil do município para que viabilize um estudo visando à recuperação da Estrada no Ribeirão do Salto que está sendo invadida pelo Rio Itapocu. O parlamentar foi chamado pelos moradores daquela comunidade que solicitaram providências. Outra situação levantada pelo vereador é a necessidade do desassoreamento da galeria localizada na Rodovia do Arroz, nas proximidades da Comunidade Evangélica Luterana do Bruderthal. Quando das fortes chuvas a água fica represada e atinge os moradores. Ele está enviado documento para o Secretário da Agencia de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, para que seja feito este trabalho no local.

O presidente da câmara, vereador Osni Bylaardt (PMDB), está solicitando a secretaria de obras à limpeza da vala localizada ao lado da via férrea, no acesso a Rua Guilherme Tomelin, subindo no sentido ao centro. Segundo o vereador a água e o esgoto que passa pela vala está transbordando e invadindo os terrenos.

O vereador Ramon Castro (PSD) destacou a importância da retomada das discussões para o novo plano diretor do município. Foi informado que vão ser agendadas novas reuniões, e ele, juntamente com o vereador Charles Longhi (PMDB) vão representar a câmara na elaboração do projeto. Disse que os vereadores estavam aguardando estas reuniões, pois se trata de um instrumento que vai nortear o planejamento do município.

O vereador Gerson Peixer (PSDB) criticou a forma como estão sendo conduzidos os trabalhos na secretaria de saúde e no hospital do município. Disse que está recebendo inúmeras reclamações. O vereador citou casos de falta de atenção dos profissionais responsáveis pelos atendimentos aos pacientes. Disse que a secretária da saúde não está atendendo o telefone, atende somente quem ela quer. Esta crise na saúde do município, segundo o vereador, fez com que acontecessem brigas dentro do hospital.