Vereadores de Guaramirim debatem a possibilidade de instalação de usina de gaseificação de resíduos no município

Moradores na câmara

Na sessão desta terça-feira (05) os vereadores de Guaramirim fizeram o primeiro debate sobre o projeto que tramita na câmara de autoria do poder executivo que autorizaria a instalação de usina de gaseificação de resíduos no município. O projeto que está sendo analisado nas comissões, alteraria a lei aprovada no ano passado que trata sobre o controle da fauna nas imediações de aeródromos municipais. Na exposição de motivos, é destacado que de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos é responsabilidade dos municípios em tratar o próprio resíduo, ou seja, ser responsável pela destinação final correta. Está sendo sugerida a gaseificação do lixo por sistema térmico, gerando energia elétrica através da queima de gases.

A discussão maior é sobre o local onde poderá ser instalada esta usina. A informação, que a princípio seria no condomínio industrial, não agradou alguns vereadores e moradores do Bairro Caixa D’água e das localidades do Quati e Serenata, por residirem nas proximidades. Eles compareceram em grande numero na câmara, acompanharam o debate, e colocaram seu posicionamento contrário a instalação naquele local.

O vereador Charles Longhi (MDB) foi à tribuna e disse que deverá pedir vistas do projeto quando entrar na pauta de votação. Ele quer ampliar o debate com os moradores e explicações do executivo sobre quais os benefícios que esta usina traria para o município. Os vereadores Osni Bylaardt (MDB), Lizeu Wisotscki (MDB), Adilso Comim (PSD) e Ramon Castro (PSD), também pediram para analisar melhor o projeto.

O Líder do Governo, vereador Duno Butschardt (PP), ao comentar o projeto enalteceu primeiramente os empresários que estão investindo no tratamento do lixo. Defendeu a administração dizendo que não está havendo pressão para aprovação da matéria. Disse que é a favor desta proposta porque o município estará abrindo as portas para um grande investimento e vai tratar de forma adequada os mais de 22 mil quilos de lixo que o município recolhe diariamente. Também colocou sua preocupação quanto ao local que será instalada a usina, não quer que nenhuma família seja prejudicada.

Proposições apresentadas

O vereador Gerson Peixer (PSDB) apresentou proposições solicitando do executivo a implantação de Duas Lombo Faixa na Rua 28 de Agosto, sendo uma defronte a Farmácia Popular próxima a Loja Breithaupt no centro e outra no Bairro Avai, defronte a Panificadora Cantinho Doce. O vereador apresentou também pedido de informação solicitando documentos que sobre o número de Agentes Comunitários de Saúde que estão trabalhando no município, a carga horária de cada um e como é feito o controle de produtividade destes servidores.

O vereador Lizeu Wisotscki (MDB) está encaminhando para o setor de obras reivindicações que pedem o conserto da boca de lobo e reparos no calçamento da Rua Estanislau Vick, defronte o Salão de Beleza da Luzia no Bairro Guamiranga. Efetuar a troca da tubulação localizada na Rua José Rover Belegante nas proximidades da Marmoraria Paulina, Bairro Corticeira. Efetuar a reconstrução do abrigo no ponto de ônibus localizado na Rodovia BR-280, defronte a WEG Química.

O vereador Charles Longhi (MDB) está solicitando o envio de um ofício ao presidente do DEINFRA de Santa Catarina, engenheiro Paulo França, solicitando que o órgão estadual viabilize melhorias na sinalização na Rodovia SC 108 (Rodovia do Arroz) no trecho da passagem de nível localizada nas proximidades do Bairro Caixa D´Água, município de Guaramirim, afim de evitar novos acidentes com caminhões e outros veículos. O vereador comentou o acidente do final de semana que envolveu caminhão e a composição do trem com danos materiais e ao meio ambiente.