Vereadores de Guaramirim autorizam o município a aderir ao Programa Badesc Cidades

rodos1

Os vereadores de Guaramirim aprovaram na sessão desta terça-feira (06) projeto que autoriza o município a aderir ao Programa Badesc Cidades e tomar empréstimo que propiciará o aporte de recursos para financiamento em infraestrutura, pavimentação e empreendimentos comunitários. Com a aprovação fica o poder executivo autorizado a tomar empréstimo junto ao banco de até R$ 10 milhões. Em garantia aos empréstimos estabelecidos o município oferece a vinculação de quotas partes do ICMS e/ou FPM, para pagamento do principal, juros, tarifas bancárias e outros encargos da operação de crédito. Juros de 5,5% ao ano, acrescido da taxa SELIC.
Os vereadores comentaram o projeto. Para Osni Bylaardt (MDB), a informação de que grande parte deste recurso seria aplicado na pavimentação da Estrada Bananal do Sul, fez com desse total apoio a iniciativa do executivo em contrair este empréstimo. Para ele é o anseio dos moradores que aguardam por muitos anos esta obra. O vereador Charles Longhi (MDB) questionou se seria apenas para a pavimentação da Bananal do Sul, e foi informado pelo líder do Governo, vereador Duno Butschardt (PP), que parte dos recursos seriam aplicados também no asfaltamento da Atanásio Rosa. Duno lembrou também que o município está buscando recursos em outros programas. Disse que apenas está sendo autorizado o empréstimo, mas os recursos não estão garantidos ainda.
O vereador Lizeu Wisotscki (MDB) ao ouvir do líder do governo que parte do material que seria retirado da Rua Atanásio Rosa poderia ir para a pavimentação de ruas do Bairro Corticeirinha, comemorou a ideia e disse que vai se empenhar para que o dinheiro seja liberado. O vereador Ramon Castro (PSD) ao dar a sua opinião sobre o empréstimo, disse que é favorável que sejam atendidas estas duas vias e pediu que outras ruas de revestimento primário e que seguidamente tem problemas com o excesso de buracos e alagamentos também sejam atendidas. Para o vereador Gerson Peixer (PSDB) os vereadores estão autorizando este possível empréstimo e espera que isso aconteça. Ele ainda acredita na liberação dos R$ 15 milhões que foram solicitados no Programa Avança Cidades, pedido que está recebendo a atenção do deputado Marco Tebaldi.