Vereadores de Guaramirim atendem apelo de moradores e reprovam instalação de usina de lixo

moradores reprovam a usina

Moradores que residem nas proximidades do Condomínio Industrial de Guaramirim participaram em grande número na sessão ordinária dos vereadores realizada nesta terça-feira (13) e se manifestaram contrários a instalação de uma usina de gaseificação de lixo no município. No espaço da palavra livre o representante destes moradores, Anderson Heiden (foto), presidente da Associação de Moradores da Localidade de Bruderthal, colocou toda a insatisfação da população e pediu para os vereadores a reprovação do projeto.
Atendendo a este apelo dos moradores, os vereadores, em seus pronunciamentos, adiantaram que se o projeto for colocado na pauta de votação será rejeitado. Foram unanimes em afirmar que uma possível instalação desta usina no Distrito Industrial é totalmente descartada. Para os vereadores seria possível avaliar melhor um projeto de usina para resíduos sólidos se fosse instalada em um local que não tenha residências muito próximas e com amplo estudo ambiental.
Para o presidente, Ernesto Friedemann (PP) todos os tramites foram feitos de forma muito transparente pela câmara. Depois de informados sobre a possibilidade de instalação desta usina, os vereadores estiveram em Mafra para conhecer o projeto, realizaram reuniões com um dos possíveis investidores e nas comissões fizeram as primeiras analises como representantes da população. “Vimos que seria viável a vinda deste empreendimento em nosso município, pois geraria economia na destinação correta do lixo. Em segundo momento faríamos a discussão do local de instalação junto com a população”. Com a posição de reprovação dos moradores e discussão está encerrada e o projeto está descartado.