Vereadores de Guaramirim aprovam projetos da assistência social e de apoio a APAE

duno e osni

Os vereadores de Guaramirim aprovaram na sessão desta quinta-feira (30) projetos que, define e regulamenta os benefícios eventuais no âmbito da politica municipal de assistência social e define sobre estrutura e organização do conselho municipal de assistência social – CMAS. Dispõe sobre o sistema único de assistência social do município e dispõe sobre a organização e regulamentação do fundo municipal de assistência social.
Aprovaram também projetos de apoio Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) autorizando celebrar dois convênios de auxílio financeiro. O primeiro com objetivo do pagamento parcial da obra de ampliação do prédio da entidade. O município repassará do Fundo da Assistência Social, R$ 500 mil. O segundo visa à manutenção do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP) e Centro de Equoterapia Walter Adam (CEWA). O valor total é de R$ 405.750,00
O líder do governo, vereador Duno Butschardt (PP) falou da importância do apoio a APAE. Disse que no corrente ano a entidade teve um acréscimo nas matrículas em aproximadamente 50%, comparativamente com o número de matrículas do ano anterior. Com essa demanda aumentada de forma inesperada exigiu providências de remanejamento de espaços e, mesmo assim, o atendimento ficou prejudicado pelo grande número de pessoas por sala, desta forma a solução é a ampliação do prédio. Está planejado um novo galpão de 684,35m² com espaços suficientes para atender demandas dos próximos anos.
O presidente da câmara, vereador Osni Bylaardt (PMDB) informou que R$ 150 mil deste repasse de recursos para a APAE são da receita da câmara, dentro da política de contenção de gastos feitas pelos vereadores durante este ano. Confirmou também que no próximo ano o presidente que assumir terá a responsabilidade de repassar mais R$ 150 mil em auxílio às despesas desta entidade.