Vereadores de Guaramirim aprovam a instalação de uma Estação Fotovoltaica para atender os prédios públicos

todos

Os vereadores de Guaramirim aprovaram na sessão desta terça-feira (03) proposição dos vereadores Ernesto Friedemann (PP) e Duno Butschardt (PP) sugerindo ao Prefeito Municipal, Luiz Antônio Chiodini, adquirir e instalar uma Estação Fotovoltaica, com finalidade de suprir a demanda de energia elétrica consumida nos prédios públicos do município. Ao justificar a proposta os vereadores destacaram que com a implantação dessa estação o município num curto prazo de tempo irá recuperar o investimento, bem como irá fazer uma economia anual estimada em torno de R$ 1,5 milhões. Colocaram também algumas vantagens como sendo uma energia totalmente renovável, tida como a mais previsível e estável entre as outras fontes de energia limpa (eólica e hídrica). Os painéis solares produzem mais de 20 vezes a energia que foi utilizada para a sua fabricação. Não precisa de muita manutenção: os painéis duram mais de 25 anos com apenas uma limpeza anual, de fácil instalação dos painéis, energia que pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica.

Foram aprovadas também indicações, na sua maioria para o setor de obras, reivindicando reparos em algumas ruas do município. O vereador Charles Longhi (MDB) ao setor de obras o conserto e a limpeza das bocas de lobo das Ruas Plácido Francisco Rosa e Isidoro Decker, no Loteamento São Francisco, Bairro Bananal do Sul. E também a limpeza do terreno (área verde) da Prefeitura Municipal, no mesmo loteamento. O vereador Lizeu Wisotscki (MDB) está solicitando ao Demutran a construção de duas lombadas no Bairro Corticeira, sendo uma defronte ao Posto de Saúde e outra nas proximidades da empresa Laís Confecções. Está pedindo também a macadamização e o patrolamento no final da Estrada Jacú-Açú, mais conhecido como Fundo Sueco. No pronunciamento o vereador pediu também uma atenção da ADR Jaraguá do Sul para com a SC 108, segundo ele, está precisando também de reparos no acostamento.

O vereador Adilso Comim (PSD) está solicitando para a Secretaria de Infraestrutura a manutenção da Rua Benjamim Girardi e Laterais, na Vila Carolina. Outro pedido do parlamentar é que seja feito o desentupimento de boca de lobo na Rua Ângelo Dalpra, defronte ao Pré-Escolar Cantinho da Amizade também na Vila Carolina. Durante seu pronunciamento o vereador agradeceu a Administração municipal que atendendo o seu pedido e dos moradores estendeu a rede de água tratada até a Vila Brumuller. Comentou também sobre as 100 cirurgias de cataratas feitas pelo município. Estes procedimentos foram feitos no município de Campo Alegre, e lá todos os pacientes foram bem atendidos, segundo o vereador. Ele sugeriu que quando o município enviar um número maior de paciêntes para outros municípios que sejam acompanhados por uma enfermeira. Disse que este procedimento já é feito por outros municípios.

O vereador Ramon Castro (PSD) fez um pronunciamento na tribuna da câmara na sessão desta terça-feira (03) e comentou as criticas e elogios que vem recebendo nas redes sociais quando da divulgação do seu trabalho. Para ser mais bem compreendido no seu trabalho o vereador sugeriu que sejam feitas reuniões com os servidores e que o setor de obras elabore um cronograma de trabalho e informe os vereadores. Para ele é preciso também que seja informado quando os equipamentos estão danificados e se os operadores destes equipamentos podem exercer outra função. O vereador solicitou também a pavimentação da Rua Alvino Schneider, os moradores que participavam da sessão reivindicam a obra. Ele justificou também sua indicação que pediu ao setor competente, a troca da tubulação atual por uma tubulação maior e restauração das bocas de lobo existentes na Rua Leopoldo Wulf no Bairro Avai.

Moção de Repúdio
Os vereadores de Guaramirim aprovaram Moção de Repúdio de autoria do vereador Charles Longhi (MDB) ao Presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, por ter defendido e aprovado que 40% da carga horária do ensino médio sejam realizadas a distância. Para o vereador a reforma do ensino médio levará ainda mais a precarização do ensino público no Brasil. “Não podemos aceitar, temos que repudiar com veemência. Todos os países que atingiram um alto grau de desenvolvimento humano e tecnológico investiram fortemente na educação. O Brasil dá entender que quer fazer o caminho inverso. Se não tivermos investimento de qualidade na educação continuaremos sendo um país subdesenvolvido”.