Vereadores aprovam o repasse de mais recursos para APAE de Guaramirim

todos

Os vereadores de Guaramirim aprovaram na sessão desta quinta-feira (08) projeto de lei que autoriza o município a celebrar parceria na modalidade de colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Serão repassados do Fundo Municipal de Assistência Social R$ 600 mil, em onze parcelas, para o Projeto Desenvolvimento Pleno.
O líder do governo, vereador Duno Butschardt (PP) defendeu o projeto e destacou o importante trabalho que faz a instituição, que nesta ano vai atender a alunos autistas e precisa de mais recursos públicos para sua manutenção.
O parlamentar apresentou também projeto de lei que oficializa e denomina a via que da acesse ao morro da santa, como “Rua Morro da Santa”. O projeto foi aprovado pelos vereadores e segundo o vereador foi um pedido dos moradores.
O líder do governo que havia informado os horários e médicos que estão prestando serviço no hospital na sessão passada fez algumas correções. Das 07 às 13 horas são dois médicos clinico geral e um pediatra. Das 13 às 23 horas são dois médicos clinico geral. Das 23 às o7 horas um médico plantonista.

Indicação
O vereador Lizeu Wisotscki indica ao Prefeito Municipal, determinar ao Setor Competente, efetuar a conclusão da pavimentação da Rua Vergílio Felippi, mais precisamente no trecho entre a Rua Exp. Olímpio José Borges até o outro lado da Via férrea, no acesso ao Posto de Saúde do Bairro Avai.

Pronunciamentos
O vereador Ramon Castro (PSD) sugeriu durante a sessão que a administração faça uma parceria com moradores para agilizar os reparos nas bocas de lobo nas ruas do município. Que sejam feitos mutirões com o município fornecendo o material e os moradores auxiliando com a mão de obra. Nos contatos que fez com o setor de obras foi informado que está cada vez mais difícil atender a todas as solicitações dos moradores, que muitas vezes poderiam auxiliar também evitando que garrafas, latas e outros objetos prejudiquem o escoamento das águas.
O vereador Osni Bylaardt (MDB) nesta semana esteve em Brasília a convite do prefeito Luiz Chiodini, ele representou a câmara nas audiências com deputados, senadores e nos ministérios na busca de recursos para o município. Deverá fazer um relato completo da viajem na próxima sessão.
O vereador esteve fiscalizando a obra de pavimentação da Rua Osvaldo Beber que da acesso a Escola São José no Bairro Rio Branco. Disse que foi feito um bom trabalho e atende os pedidos apresentados para o vereador durante uma sessão itinerante da câmara mirim.
O vereador Gerson Peixer (PSDB) lembrou na sessão da câmara que a pavimentação da Rua Osvaldo Beber foi uma conquista do seu partido, e agora a pedido dos
servidores da escola e do posto de saúde está solicitando a colocação duas lombadas para a rua. O vereador no seu pronunciamento pediu agilidade na realização de cirurgias eletivas, disse que estrutura para estes atendimentos tem e a fila tem que andar. Outro tema levantado pelo vereador foi o abandono de cães na cidade, foi procurado pelo veterinário do município que pediu uma solução para o problema.
O vereador Dr. Hélio (MDB) depois de fazer um agradecimento para os vereadores da base governista por terem se empenhado na realização da operação tapa buracos na Av. Izidio Carlos Peixer, também fez o seu comentário a respeito dos cães abandonados no município. O parlamentar sugeriu a castração do macho e da fêmea para diminuir a proliferação. Atualmente o vereador e sua família cuida de mais de 50 cães em sua propriedade.
O vereador Adilso Comim (PSD) criticou a administração municipal por não atender aos pedidos dos moradores da Vila Amizade. Disse que por vezes tem a impressão que querem prejudicar o seu trabalho. O parlamentar lamentou que um poste não foi removido em uma rua porque o serviço custaria R$ 1.300, disse que ser for esse o problema está disposto a pagar o custo
O presidente da câmara, vereador Ernesto Friedemann (PP) reforçou o pedido do colega Adilso Comim (PSD) da necessidade de fazer algumas melhorias na Vila Carolina. Também pediu para que as roçadas não sejam interrompidas nesta época do ano, e sim no período de inverno. Sobre o pedido de lombada na Rua Osvaldo Beber, via que está sendo pavimentada, ele entende que estas lombadas deveriam constar no projeto. Destacou novamente as obras nas passagens de nível, disse que será dado um intervalo, para voltar com estas melhorias em junho ou julho.