Vereador Ernesto Friedemann é o novo presidente da Câmara Municipal de Guaramirim

todos

A Câmara Municipal de Guaramirim realizou nesta segunda-feira (15) a sessão extraordinária que elegeu a nova Mesa Diretora. A condução dos trabalhos foi feita pelos vereadores Charles Longhi (MDB) e Lizeu Wisotscki (MDB) primeiro e segundo secretários. Com acordo previamente estabelecido no início da atual legislatura, o vereador Osni Bylaardt (MDB) que comandou a câmara no ano passado, renunciou para que o seu vice, vereador Ernesto Friedemann (PP) viesse assumir neste ano. A única chapa apresentada recebeu sete votos favoráveis, quatro da bancada do MDB, dois da Bancada do PP e um do PSDB, foram dois votos contrários da bancada do PSD.
O presidente eleito já tomou posse e no seu pronunciamento pediu o apoio dos colegas vereadores, da equipe de servidores da câmara, e enalteceu a acordo que foi feito entre os partidos que compõem a administração municipal e o MDB.
O vereador Osni Bylaardt (MDB), agora vice-presidente da câmara, também destacou a composição feita pelo seu partido com os partidos do governo, cumprida com a sua renuncia e a posse do novo presidente. Aproveitou o momento para destacar a contratação dos novos servidores que foram aprovados no concurso realizado neste ano e agradecer os atuais servidores pela dedicação durante seu mandato de presidente. O vereador prestou homenagem para a Secretária da Saúde, Ivone Kinas da Luz pelo bom trabalho a frente da pasta e lamentou que esteja deixando o cargo.
O vereador Dr. Hélio Heineck (MDB) reforçou a importância da união entre o legislativo e executivo. Criticou aqueles que não acreditavam neste novo modelo de trabalho. “As coisas devem ser discutidas, mas com nível, com fundamento, com inteligência, com honestidade e que tenha uma resolução. Essa resolução ela deve ser sempre olhando para o bem comum”, disse o vereador. Para o novo presidente desejou sucesso e colocou-se a disposição nos trabalhos da câmara.
O vereador Gerson Peixer (PSDB) reforçou que acordo tem que ser cumprido. Disse que o seu partido foi o primeiro a apoiar o (PP) nas eleições e tem se empenhada na busca de recursos para o município por meio de emendas parlamentares. Segundo o vereador foi o partido que mais trouxe dinheiro para Guaramirim no ano passado. Disse que é um vereador da bancada do governo, e quer ser considerado por isso para realizar com eficiência seu trabalho.
Os vereadores Adilson Comim (PSD) e Ramon Castro (PSD) explicaram os votos contrários. Segundo os vereadores eles não foram convidados para compor a mesa diretora, por isso o votaram contra a chapa apresentada.
Participaram da sessão além dos vereadores, o prefeito municipal Luiz Antônio Chiodini, vice-prefeito Osvaldo Devigile, secretários municipais, presidentes e simpatizantes de partidos, servidores municipais e imprensa. A próxima sessão será da Câmara Municipal de Guaramirim será no dia 01 de Fevereiro às 18 horas, iniciando oficialmente os trabalhos legislativos deste ano.