Secretária da Saúde Ivone da Luz solicita aos pais que vacinem seus filhos contra o HPV

0

ivone

Secretária da Saúde Ivone da Luz solicita aos pais que vacinem seus filhos contra o HPV

A Secretária da Saúde de Guaramirim participou da sessão dos vereadores desta quinta-feira (30) e solicitou aos pais do município que vacinem seus filhos contra o HPV (Vírus do papiloma humano). Destacou que a prevenção do câncer de colo de útero e outras doenças relacionada à infecção pelo HPV por meio da vacinação é prioridade do Ministério da Saúde e, dessa forma, a vacina HPV quadrivalente passou a fazer parte da rotina pública em 2014.
Segundo a secretária o Brasil não é o primeiro país a adotar essa estratégia de prevenção. Países como EUA, Inglaterra e Austrália, entre outros, vacinam suas jovens desde 2006 e já puderam perceber resultados positivos. “Com o perfil de segurança e eficácia dessas vacinas documentado, podemos certamente esperar um grande benefício para a população”.
Sobre a importância da vacinação destacou que aproximadamente 20 milhões de pessoas no mundo são infectadas pelo HPV. Este vírus acomete homens e mulheres e os tipos que causam câncer estão presentes em cerca de 99,7% dos casos de câncer do colo do útero; 90% dos casos de câncer de ânus; 64% dos casos de câncer de boca; e 40% dos casos de câncer de pênis. No Brasil, são cerca de 18 mil novos casos de câncer do colo do útero por ano.
Como se proteger das lesões causadas pelo HPV? Com o uso do preservativo (camisinha), com os exames preventivos e com a vacinação que evita a infecção e consequentemente a evolução de lesões. “Essas três ferramentas de prevenção se complementam e precisam ser incentivadas”, disse a secretária.
Ressaltou que a vacina é segura. Produzidas com vírus inativados (mortos), e portanto não é capaz de causar a doença. Como ocorre com todas as vacinas, alguns eventos adversos podem ser observados, mas geralmente apenas reação local como dor, endurecimento e vermelhidão. Raramente, pode ocorrer febre baixa e passageira.
Junto com a secretária participou a enfermeira Sanah Siebert e contribuiu com informações complementares sobre a vacinação no município.

Compartilhar →

About Author

Deixar Resposta