Observações sobre os atendimentos no setor de saúde, instalação de usina e pavimentação de ruas foram feitas pelos vereadores

seis

O vereador Gerson Peixer (PSDB) ao se pronunciar durante sessão informou que os recursos conquistados com as emendas do deputado Vicente Caropreso e o senador Dalirio Beber vão auxiliar na realização de cerca de 40 cirurgias por semana no Hospital Santo Antônio. O total de recursos conquistados pelo seu partido para esta atenção a saúde chega a R$ 500 mil. O vereador falou também do atendimento nos postos de saúde, citou algumas enfermeiras que estão, segundo ele, tratando mal os pacientes, e querem prejudicar a administração. O parlamentar fez uma correção sobre as duas últimas indicações que fez na sessão passada. Disse que o seu pedido é para que sejam feitas duas faixas de pedestre na Rua 28 de Agosto, sendo uma defronte a Farmácia Popular próxima a Loja Breithaupt e outra no Bairro Avai, defronte a Panificadora Cantinho Doce, e não lombo faixas como dito anteriormente.

O vereador Charles Longhi (MDB) ao fazer uma analise da preocupação dos guaramirenses quanto aos atendimentos que são prestados no Hospital Municipal Santo Antônio, voltou a falar da importancia de buscar uma Organização Social para comandar a gestão da autarquia. Informou que o gasto do município continua em aproximadamente R$ 900 mil, e atende com 30% de sua capacidade. Sugeriu a mudança de um artigo da lei que institui o programa municipal de incentivo a estas organizações para facilitar a vinda de uma gestora na área.

O vereador Osni Bylaardt (MDB) se pronunciou novamente sobre a falta de fiscalização da vigilância sanitária em estabelecimentos irregulares. Citou indicação apresentada na casa, com reclamações da falta de banheiro em um comércio local e questionou o setor responsável como pode este estabelecimento ter alvará de licença? Sobre a lanchonete ambulante que se instala ao lado da BR 280, disse que ela ocupa um local irregular, e que vai até o DNIT para pedir providências. Também está sugerindo para que seja contratado mais um fiscal para atuar a noite e fiscalizar estes estabelecimentos. Outra reclamação que o vereador recebeu é que a internet estaria lenta no setor de saúde dificultando o trabalho dos médicos.

O vereador Adilso Comim (PSD) está elogiando o trabalho da Empresa Paviplan que realiza a pavimentação de algumas ruas na Vila Freitas. Dissse que em outra oportunidade até fez algumas crítivas a esta empresa, mas desta vez é merecedora de elogios. Ele lamentou que com as ruas pavimentadas naquela localidade alguns motoristas estão exagerando na velocidade. Será preciso, segundo ele, nas próximas sessões, pedir a contrução de lombadas para não permitir que estas ruas virem pista de corrida.

O líder de governo, vereador Duno Butschardt (PP) informou os guaramirenses durante sessão que o município está trabalhando incessantemente para que uma Organização Social assuma a gestão do hospital. Falou também das reclamações nos atendimentos, disse que não da para generalizar e que o secretário está atento. Sobre a internet lenta, confirmou que o município está com esta dificuldade e está providenciando a compra de um novo equipamento para resolver este problema. Sobre a possível usina de lixo no município, é proposta do vereador elaborar projeto para que seja instalada em um local que fique no mínimo 1.500 metros longe de residências.

O presidente da Câmara de Guaramirim, vereador Ernesto Friedemann (PP) se pronunciou na sessão desta quinta-feira (07) e colocou sua opinião sobre a possível instalação de uma usina de gaseificação de resíduos no município. Destacou que o projeto, que está sendo analisado nas comissões, é muito bom, vota a favor, e que além de oportunizar para o município a destinação correta do lixo, o município vai economizar e arrecadar mais em impostos. Quanto ao local de instalação da usina, ele também concorda que precisa ser revisto. Mas, segundo ele, o que o município não pode é perder este empreendimento.