trabalho

Guaramirenses estão visualizando o trabalho dos vereadores deste ano nos canais de comunicação da câmara.
O trabalho realizado pelos vereadores de Guaramirim de 2017 estão sendo visualizados pelos munícipes nos canais de comunicação da câmara, na página oficial www.cmg.sc.gov.br ou no www.facebook.com/CMGuaramirim . Todos os vereadores apresentam um relatório com suas proposições, reivindicações e sugestões, e o trabalho de fiscalização exercido por cada um.
Os parlamentares apresentaram formalmente neste ano 327 indicações, 32 pedidos de informação, 15 moções e 17 requerimentos. Um número ainda maior de proposições e sugestões ao executivo foram feitas de forma verbal nos pronunciamentos feitos durante as 68 sessões realizadas. Todo este trabalho dos vereadores mereceu atenção especial da administração municipal que está respondendo a cada pedido, e muitos já foram atendidos.
Foram aprovados 120 projetos de lei, ordinários e complementares, de autoria do executivo. Nenhum projeto foi rejeitado, todos receberam um a atenção especial dos vereadores e foram votados antes mesmo dos prazos regimentais. Um decreto legislativo e um projeto de autoria do presidente da casa, Osni Bylaardt (MDB) também foram votados. O decreto institui o Programa Câmara na Escola e o projeto proíbe no município de Guaramirim a inauguração de obras inacabadas.
Os vereadores estiveram atentos também nos gastos da câmara, a economia fez com que o executivo ficasse com mais de 70% dos recursos do legislativo para investimentos em outras áreas. Dos R$ 10 milhões que o legislativo teria direito apenas R$ 3 milhões foram alocados no orçamento. Destes, já foram devolvidos para o executivo mais R$ 455 mil e até o fechamento das contas do ano mais R$ 80 mil deverão retornar para a prefeitura.
Em acordo com o executivo estas sobras já beneficiaram também algumas entidades. Foram destinados R$ 20 mil para os bombeiros, R$ 25 mil para a Policia Militar, a APAE recebeu R$ 150 mil, a Secretaria de Infraestrutura R$ 200 mil para pavimentação da Estrada Bananal do Sul, o Hospital Santo Antônio recebeu R$ 50 mil e a Ação Social receberá R$10 mil.
Na avaliação de todos os vereadores foi um primeiro ano de legislatura muito produtivo. O número expressivo de reivindicações e sugestões deve-se a grande demanda apresentada pela municipalidade. E nenhum vereador disse não a um pedido feito pelo cidadão. A partir deste trabalho dos vereadores o executivo poderá definir o seu plano de ação para os próximos anos sabendo dos anseios da população.
As sessão ordinárias reiniciam no dia 01 de fevereiro de 2018, antes, no dia 15 de janeiro de 2018, às 10 horas será feita a posse do novo presidente da câmara. Conformo acordo assumirá para o ano de 2018 o vereador Ernesto Friedemann (PP).