Câmara e escolas de Guaramirim preparam as eleições para os vereadores mirins legislatura 2018

mirim 2

A Câmara Municipal de Guaramirim por meio do Programa Vereador Mirim e as escolas do município estão preparando as eleições dos vereadores mirins para a legislatura de 2018. As palestras de divulgação do programa já foram feitas nas escolas participantes com coordenador do programa, Francisco H. Schork, e os atuais vereadores mirins (foto). Nesta semana serão selecionados os candidatos. Segundo o coordenador, está sendo muito positiva a acolhida por parte dos estudantes que desejam participar da eleição, “o número de candidatos está além do esperado, desta forma ficando evidenciada a aceitação deste programa didático pedagógico com viés centrado na prática da cidadania”.
Na eleição mirim, conforme o decreto que regulamenta o programa votam os estudantes do 6º ao 9º ano, em candidatos que estejam frequentando o 8º ano do ensino fundamental. Antes de ser registrado como candidato o estudante necessita comprovar que é aluno dedicado aos estudos, servindo de referência aos colegas de escola, que goste de participar de atividades de equipe e que seja autorizado pelos pais, sem o que fica impedido de fazer parte do processo.
Na próxima semana, a coordenação do programa vereador mirim retornará as escolas para dar andamento aos trabalhos de organização da campanha que possui alguns critérios específicos para que tudo transcorra normalmente na eleição mirim que está marcada para o dia 17 de novembro.
A eleição mirim deste ano, em Guaramirim, apresentará uma novidade. Duas escolas tomaram a iniciativa de experimentar um modelo informatizado de votação, sendo que as demais unidades continuarão com o processo manual.