Câmara de Guaramirim institui o Programa Câmara na Escola

Por iniciativa do Presidente da Câmara de Guaramirim, vereador Osni Bylaardt (MDB), com o apoio dos membros da mesa diretora e aprovação de todos os vereadores foi instituído nesta quinta-feira (21) o programa Câmara na Escola com objetivo de promover a interação da câmara e os estudantes do ensino médio das escolas da rede publica e particular do município, a fim de que estes possam conhecer melhor o papel do legislativo municipal.
As atividades desenvolvidas serão de cunho didático pedagógico, oferecidas de maneira gratuita aos estudantes, observando as características correspondentes a cada unidade escolar, adaptando-se a realidade em que esta está inserida. Serão disponibilizadas informações sobre o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, despertando nos estudantes do Ensino Médio o interesse em conhecer efetivamente como este funciona. Os estudantes serão informados também sobre o papel exercido pelo vereador no que se relaciona a discussão, aprovação ou rejeição de leis, fiscalização e julgamento dos atos do Poder Executivo.
O presidente destaca que este programa vai oportunizar aos alunos reflexões sobre os problemas da comunidade local e de como isso afeta a população. “Despertar nos estudantes o senso crítico que resulte na apresentação de proposições auxiliando diretamente na formação da cultura ética e cidadã, com palestras, desenvolvimento de pesquisas bibliográficas e de campo, seminários, workshops, mesas de debates”.
O programa vai se unir ao Programa Vereador Mirim, instituído pelo Decreto Legislativo Nº 002/2005 já implantado nas escolas que atende os alunos do ensino fundamental no município. “Será uma sequência deste programa e vamos atender nesta ação cidadã uma solicitação das escolas parceiras”.